Retirada dos escombros do Santuário de Nossa Senhora da Conceição deve durar 30 dias, diz Prefeitura
Enquanto era realizada a tradicional missa das manhãs de domingo, no Santuário de Nossa Senhora da Conceição, a segunda celebração após o desabamento do Santuário de Nossa Senhora da Conceição, neste domingo (1º), em uma estrutura montada pela Prefeitura do Recife em frente aos escombros, o trabalho de retirada do mobiliário e objetos valiosos da igreja seguiu sendo executado e deverá durar durar 30 dias, segundo o chefe do Centro de Operações do Recife (COP), Anderson Soares.
Neste primeiro momento, o trabalho de retirada está sendo feito de forma mais manual, para tentar recuperar o máximo de objetos valiosos e frágeis como imagens e mobiliário de celebrações, por exemplo. Para garantir a segurança dos trabalhadores do risco de novos desabamentos no local, foi feito o trabalho de escoramento da estrutura.
“Estamos trabalhando desde cedo. Hoje, começamos com o trabalho de escoramento. Aqui, na área do coreto, ele é vazado. Então, como vamos entrar com um maquinário pesado, fizemos o escoramento pela manhã. E após a celebração vamos começar a cortar as portas, atividade que começamos ontem, e vendo junto com a igreja vendo quais materiais eles já querem tirar e dando todos os suporte. Imagens, pia batismal e tudo que era de valor e que é importante para a igreja, estamos ajudando a retirar”, disse Anderson Soares.
Segundo o chefe da COP, as equipes conseguiram recuperar diversos objetos de valor sem avarias. “Várias imagens estão intactas. Infelizmente a gente tirou agora o que acredito ser a pia batismal não estava intacta, mas a imagem de São José estava perfeita. Estamos tirando muito material desde ontem. E fazendo um trabalho muito mais manual no momento. Tirando os bancos, as imagens e o que está solto estamos retirando tudo. Tudo que é mais sensível estamos retirando agora. O material mais pesado vamos retirar amanhã”, detalhou.
Durante os trabalhos deste domingo (1), tapumes foram colocados para interditar o acesso aos escombros da Paróquia. Durante a madrugada, um vídeo que circula nas redes sociais mostram a reação de populares à uma tentativa de furto à igreja.
Risco de novo desabamento
“Estamos mitigando todos esses riscos [de desabamento]. Por isso a gente já fez o escoramento da área do coreto, que tem uma área vazada embaixo, e a máquina vai entrar. Mas é uma análise situacional que estamos fazendo todos os dias. A empresa é especializada na área de demolição ejá trabalha conosco e estamos mitigando todos os riscos possíveis”, explicou Anderson Soares.