Recife vacina contra Covid bebês e crianças de até 2 anos com doenças pré-existentes
Pais e responsáveis podem agendar a imunização desde as 18h desta sexta (11), no Conecta Recife. Capital pernambucana concentra aplicação de doses em quatro locais.
Começa no sábado (12) a campanha de vacinação contra a Covid-19 de bebês de seis meses e crianças de até 2 anos, no Recife. Segundo a prefeitura, poderão tomar as doses de Pfizer Baby os menores com doenças pré-existentes, as chamadas comorbidades. O cadastramento para esse público alvo teve início às 18h desta sexta (11), por meio do Conecta Recife.
A imunização para esse público elegível foi autorizada pelo governo de Pernambuco na quinta (10). O estado registrou uma alta da positividade de casos. No Recife, também houve aumento de do número de testes positivos.
Por meio de nota, a prefeitura informou que a cidade tem 4.758 pessoas com comorbidades nesta faixa etária, segundo estimativa do Ministério da Saúde.
O município disse que recebeu “doses suficientes para cerca de duas mil crianças”. Por causa disso, a campanha será realizada, todos os dias da semana, em quatro centros de vacinação da cidade. São eles:
- Shopping Recife, em Boa Viagem
- Riomar Shopping, no Pina
- Shopping Boa Vista, área central da cidade
- Sítio Trindade, em Casa Amarela
Segundo a prefeitura, poderão tomar as doses bebês e crianças com as seguintes doenças pré-existentes:
- Síndrome de down
- Diabetes mellitus,
- Pneumopatias crônicas graves
- Anemia falciforme
- Doenças cardiovasculares
- Obesidade grave
- Doença renal
- Cirrose hepática
- Imunossuprimidos
De acordo com a recomendação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), a vacina utilizada para este público será a Pfizer Baby. Ela tem um frasco com a tampa na cor vinho e é diferente dos demais imunizantes do laboratório.
O esquema vacinal dos bebês de seis meses a dois anos será feito em três doses: duas com intervalo de 21 dias, seguidas por uma terceira dose que deve ser administrada pelo menos dois meses após a segunda aplicação.
A vacina contra covid-19 pode ser aplicada sem necessidade de intervalo entre os demais imunobiológicos do calendário de vacinação de rotina.
Como cadastrar a criança
Para fazer o cadastramento, é preciso anexar documento oficial da criança, comprovante de residência em nome de um dos pais ou responsável legal, documento oficial que comprove filiação/responsabilidade.
Para atestar a comorbidade, é obrigatório anexar um laudo ou declaração informando a condição. O modelo da declaração está disponível no Conecta Recife e deve ser preenchido e assinado por médico. O laudo médico deve conter a Classificação Internacional de Doenças (CID) da doença/condição.
Os documentos anexados no Conecta Recife também precisam ser levados no dia agendado para vacinação. Devem ser apresentados o original e a cópia (que ficará retida no local) da declaração ou laudo.
Os pais ou responsáveis devem estar presentes no momento da vacinação e munidos de documento de identificação do adulto e da criança, além do comprovante de residência do Recife.
Em caso de ausência de pais ou responsáveis, a vacinação deve ser autorizada por um termo de consentimento por escrito. O modelo oficial da Secretaria também está disponível no Conecta Recife.
Para esses casos, além do termo de autorização, a pessoa que for acompanhar a criança deve levar documento que comprove a relação de parentesco, bem como o documento da criança e o comprovante de residência.
No Recife, o registro das doses da população de seis meses a dois anos será efetuado na caderneta ou cartão de vacina que a criança já possua. O documento é destinado para a anotação de outras vacinas do calendário infantil.