Mais previsões: Meteorologia em Lisboa

MENU

Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias prevê aumento do salário mínimo e mudança na meta fiscal

 Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias prevê aumento do salário mínimo e mudança na meta fiscal
#Compartilhe

 

O projeto da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), a ser apresentado nesta segunda-feira, traz como destaque a projeção de um salário mínimo de R$ 1.502 para o próximo ano, representando um aumento de 6,37% em relação ao valor atual de R$ 1.412. Essa elevação segue a nova regra de valorização do salário mínimo, que considera o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) além da inflação do período.

Além do reajuste do salário mínimo, a LDO também estabelece uma mudança significativa na meta fiscal para 2025. Anteriormente prevista como superávit, agora será de déficit zero. Essa alteração sinaliza uma nova abordagem do governo em relação ao horizonte econômico, visando equilibrar receitas e despesas.

No entanto, a projeção do salário mínimo e a meta fiscal estão sujeitas a ajustes, dependendo da variação da inflação ao longo do ano. A LDO funciona como um guia para a elaboração do Orçamento de 2025, fornecendo diretrizes que também impactam a percepção do mercado sobre a política econômica do governo.

A expectativa inicial do governo era alcançar um superávit de 0,5% do PIB em 2025, mas essa meta foi revista devido às dificuldades em equilibrar as contas públicas. Integrantes da equipe econômica reconhecem a necessidade de flexibilização da meta fiscal para permitir mais gastos nos próximos anos, diante das resistências do Congresso em aprovar medidas de arrecadação.

Relacionados