Pesquisa em Pernambuco mostra Lula com 61% e Bolsonaro com 23%
A 2ª Pesquisa Eleições 2022 realizada pela Folha de Pernambuco em parceria com o Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas (IPESPE) mostrou em que os eleitores do Estado pretendem votar para a Presidência da República em outubro deste ano. O candidato Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem 61% das intenções de voto. O presidente e candidato à reeleição, Jair Bolsonaro (PL) alcançou 23%. Ciro Gomes (PDT) tem a preferência de 5% e Simone Tebet (MDB) ficou com 1%.
A pesquisa foi realizada entre os dias 10 e 12 de agosto e ouviu mil pernambucanos de todo o Estado. Ela está registrada no TRE/PE com o protocolo PE-00637/2022 e, no TSE, com o número BR-04466/2022. A margem é de 3,2 pontos percentuais para cima ou para baixo.
Estratificação
Levando em conta o domicílio do eleitor, Lula tem 52% dos votos na capital, 51% na periferia e 67% no interior. Já Bolsonaro é o preferido por 28% dos eleitores da capital, por 26% da periferia e 20% do interior.
Entre os homens, o petista continua sendo o preferido com 58%. Bolsonaro ficou com 28% das intenções de voto do eleitorado masculino. Lula também é o preferido por 63% das mulheres, enquanto Bolsonaro ficou com 19%.
Por faixa etária, Lula tem a preferência de 58% do eleitorado mais jovem – entre 16 e 24 anos -, enquanto o atual presidente é o escolhido por 22%. Já no grupo dos mais velhos, com 60 anos ou mais, Lula tem 64% das intenções de voto e Bolsonaro, 25%.
Influência
A 2ª Pesquisa Eleições 2022 da Folha de Pernambuco/IPESPE mostrou também a influência que os dois candidatos a presidente mais bem pontuados, Lula e Bolsonaro, na escolha do eleitor para o Governo de Pernambuco.
Levando em conta que Bolsonaro apoia Anderson Ferreira (PL) e Lula anunciou seu apoio a Danilo Cabral,os entrevistados foram perguntados qual a influência do apoio do atual presidente e do ex-presidente a cada um dos candidatos.
Segundo o levantamento, 40% dos entrevistados disseram que isso não afeta sua escolha. Outros 40% disseram que o apoio do presidente diminui as chances de votar no ex-prefeito de Jaboatão. Outros 17% disseram que o apoio de Bolsonaro aumenta a possibilidade de votar em Anderson e 3% não sabem ou não responderam.
Em relação a Lula, 50% dos eleitores disseram que o apoio do petista não influencia no voto em Danilo Cabral. Outros 36% disseram que isso aumenta as chances do voto no socialista e 11% que diminui. Não sabem ou não responderam somaram 2%.