Mais previsões: Meteorologia em Lisboa

MENU

Pernambuco registra 290 homicídios em janeiro de 2023; Houve aumento no Recife e Sertão

 Pernambuco registra 290 homicídios em janeiro de 2023; Houve aumento no Recife e Sertão
#Compartilhe

Mês de janeiro foi marcado por uma chacina, com cinco mortos, no Agreste de Pernambuco

Cadastrado por
Raphael Guerra

O primeiro mês de 2023 registrou queda de homicídios em Pernambuco. De acordo com estatísticas da Secretaria de Defesa Social (SDS), divulgadas nessa sexta-feira (17), 290 homicídios foram somados pela polícia em janeiro. No mesmo período do ano passado, foram 321 mortes. A redução foi de 9,7%, ainda abaixo da meta prevista de 12%.

Apesar da redução dos números em Pernambuco, a capital e a região do Sertão tiveram aumento de homicídios em janeiro de 2023.

No Recife, 42 assassinatos foram registrados no primeiro mês deste ano. Já em janeiro de 2022, foram 39. No Sertão, 40 mortes foram somadas no último mês de janeiro, seis a mais do que no mesmo período do ano passado.

 

Em relação aos casos de feminicídio no Estado, houve queda em janeiro. Foram cinco vítimas em 2023, contra sete no mesmo período de 2022.

O mês de janeiro também foi marcado por uma chacina. Cinco pessoas foram mortas, incluindo uma bebê de 2 anos, e outras cinco ficaram feridas no município de São João, no Agreste de Pernambuco, no dia 26. A investigação da polícia apontou que um detento deu a ordem para o crime, que tinha como alvo Lucas Pereira de Andrade – uma das vítimas. Havia uma disputa pelo domínio do tráfico de drogas na cidade.

 

Seis suspeitos viraram réus e estão respondendo pelos crimes de cinco homicídios qualificados consumados (dos quais, quatro por motivo torpe e utilizando de meio que impossibilita a defesa à vítima; e um por motivo torpe, uso de meio que impossibilita a defesa à vítima e contra menor de 14 anos) e mais cinco homicídios qualificados tentados.

JOVENS SÃO PRINCIPAL ALVO DA VIOLÊNCIA

Segundo as estatísticas da SDS, 53,79% dos homicídios em janeiro tiveram como vítimas as pessoas com idades entre 12 e 30 anos, ou seja, os adolescentes e os jovens.

No ano passado, 3.418 homicídios foram registrados pela polícia no Estado. Desse total, 50% das vítimas eram jovens (18 a 30 anos) e mais 5% adolescentes (13 a 17 anos). Além disso, 70% de todos os assassinatos tiveram como motivação as atividades criminais – basicamente o tráfico de drogas.

A SDS está realizando um mapeamento dos municípios onde mais jovens são assassinados e identificando as motivações. A promessa é de criar uma rede de proteção, com ações integradas entre as secretarias estaduais, para tentar tirar essa faixa etária da vulnerabilidade e, assim, reduzir os homicídios.

META DE REDUÇÃO DA VIOLÊNCIA ESTÁ SENDO REVISTA

meta de redução anual de 12% na taxa de homicídios em Pernambuco está sendo revista pela gestão Raquel Lyra. A tendência é de que o indicador seja menos ousado, visto que, em 16 anos do programa Pacto pela Vida, apenas três vezes os resultados positivos foram alcançados.

O novo índice deve ser anunciado junto com o lançamento oficial do programa Todos pela Segurança, que vai substituir o Pacto pela Vida.

Relacionados