Mais previsões: Meteorologia em Lisboa

MENU

PE: com apenas 17% das crianças com 1ª dose, secretário pede esforço: ‘Não podemos retroceder’

 PE: com apenas 17% das crianças com 1ª dose, secretário pede esforço: ‘Não podemos retroceder’
#Compartilhe

Pouco mais de 200 mil crianças de 5 a 11 anos receberam a primeira dose da vacina contra a Covid-19 desde o início da imunização do público infantil em Pernambuco, no último 14 de janeiro. O número corresponde a apenas cerca de 17% do total e, com a cobertura vacinal andando a conta-gotas nessa faixa etária, o secretário estadual de Saúde, André Longo, pediu esforço dos municípios para avançar com a campanha.

“Precisamos adiantar o processo de vacinação nas crianças. Sabemos que há resistência por parte dos pais e responsáveis, mas não podemos retroceder nesse aspecto”, cobrou o secretário, na assembleia extraordinária da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe), realizada nessa quinta-feira (10).

Dados mais recentes do Painel de Vacinação da Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) indicam que 203.662 crianças receberam a primeira dose em Pernambuco.

Longo cobrou o estímulo à vacinação por parte dos municípios e pelas secretarias municipais de saúde junto às famílias. “Sobretudo, no ambiente das escolas públicas, sendo utilizadas como espaços para a imunização de crianças e adolescentes”, sugeriu.

Estimativas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) indicam que há cerca de 1,2 milhão de crianças de 5 a 11 anos no Estado. Desde o primeiro lote recebido, chegaram a Pernambuco um total de 640.380 doses pediátricas – sendo 374.500 da Pfizer e 265.880 da Coronavac/Butantan. Ou seja, há doses para pouco mais da metade das crianças residentes, mas menos de um terço foi aplicado até agora.

Recife, por exemplo, lançou, nesta sexta-feira (11), o Parquinho da Vacina, iniciativa que irá percorrer diversos bairros para incentivar a imunização dos pequenos. A primeira ação, que conta com brinquedos infláveis, futebol, pipoca e outros atrativos, é na Escola Municipal Casarão do Barbalho, na Iputinga, Zona Oeste da capital pernambucana.

Intervalos
No momento, a vacinação de crianças de 6 a 11 anos e adolescentes de 12 a 17 anos está autorizada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), utilizando apenas a CoronaVac, sendo a Pfizer utilizada para vacinação de crianças de 5 a 11 anos.

O público que se vacinou com a CoronaVac deve aguardar um intervalo de 28 dias para receber a segunda dose. Já quem recebeu a Pfizer pode completar o esquema vacinal em dois meses.

Nenhuma criança de 5 a 11 anos recebeu a segunda dose no Estado até o momento, uma vez que o primeiro lote da CoronaVac, imunizante que demanda um intervalo menor, chegou em 26 de janeiro.

Pernambuco
Pernambuco aplicou um total de 16.411.959 doses de vacinas contra a Covid- 19 na sua população, desde o início da campanha de imunização no Estado, em 18 de janeiro de 2021.

Com relação às primeiras doses, foram 7.640.862 aplicações, equivalente a uma cobertura de 86,10% da população apta a ser imunizada, todos a partir de 5 anos de idade.

Do total, 6.657.483 pernambucanos (75,01%) já completaram seus esquemas vacinais, sendo 6.484.382 pessoas que foram vacinadas com imunizantes aplicados em duas doses e outros 173.101 pernambucanos que foram contemplados com vacina aplicada em dose única.

Em relação às doses de reforços (terceira dose), já foram aplicadas 2.113.614 (cobertura de 32%).

Relacionados