Mais previsões: Meteorologia em Lisboa

MENU

Pacheco diz que críticas de Lula ao Congresso são “oportunistas”

 Pacheco diz que críticas de Lula ao Congresso são “oportunistas”
#Compartilhe

O presidente do Congresso Nacional, senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG), rebateu neste domingo (20/03) as declarações do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que disparou uma série de ataques ao Congresso Nacional durante evento com apoiadores do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) no Paraná, no sábado (19). Na ocasião, Lula chegou a classificar o Parlamento como “o pior Congresso na história do Brasil”.

Em nota à imprensa (leia a íntegra abaixo), Pacheco diz que a declaração foi “deformada, ofensiva e sem fundamento, fruto do início da disputa eleitoral que faz com que seja ‘interessante’ falar mal do Parlamento”. Na visão dele, o país está cansado do que chamou de “discursos oportunistas em período eleitoral”.

Ainda na nota, o senador diz que o Congresso é “a síntese dos defeitos e das qualidades de um Brasil construído por sucessivos governos” e afirma que ele entregou reformas que estavam engavetadas há anos, como a da Previdência, o Marco do Saneamento e a autonomia do Banco Central.

Ele cita ainda o debate em torno da reforma tributária, que acontece enquanto políticos se digladiam em torno da suspensão do Telegram.

“Este mesmo Congresso, numa semana em que os personagens das eleições estarão ocupados com ‘crise’ de plataforma de rede social, estará focado em votar a Reforma Tributária que corrige injustiças sociais, históricas e marcantes”.

Pacheco ressalta também que o Congresso brasileiro foi o primeiro do mundo a funcionar pelo sistema remoto na pandemia da Covid-19 e aprovou medidas voltadas a mitigar os efeitos da crise, como o auxílio emergencial e o Pronampe, programa de auxílio a pequenas e microempresas.

“O mesmo Congresso também se posicionou fortemente em defesa da democracia quando arroubos antidemocráticos assombraram a Nação. E foi esse mesmo Congresso que validou as urnas eletrônicas ao rejeitar a ideia do voto impresso”, prossegue Pacheco.

Relacionados