Operação Internacional contra pirataria na internet bloqueia 175 sites e aplicativos em PE
Ao todo, 175 serviços de compartilhamento na internet foram bloqueados em Pernambuco, por uma operação internacional que reúne policiais pernambucanos, de outros sete estados, além do Reino Unido e Peru. Os principais alvos da ação voltada para a prática de crime de violação de direito autoral são sites e aplicativos que compartilham ilegalmente músicas e filmes. De acordo com o delegado Eronides Meneses, titular da Delegacia de Repressão aos Crimes Cibernéticos, o intuito dos criminosos era ganhar dinheiro com a pirataria.
Esta é a quinta fase da Operação 404, deflagrada pela Polícia Civil de Pernambuco e o Ministério da Justiça e Segurança Pública. Apesar da grande proporção, as diligências não são físicas. Os bloqueios são realizados diretamente nos provedores. Segundo o delegado Eronides Meneses, os prejuízos são milionários.
Os mandados de bloqueio que foram expedidos pela 15ª Vara Criminal da Capital, atingem 65 sites, 63 aplicativos de stream ilegal e 47 marcas de sites piratas que representam 128 websites de pirataria. Dentre os estados participantes da ação, além de Pernambuco, estão São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Bahia, Rio Grande do Sul, Paraná e Ceará