Mais previsões: Meteorologia em Lisboa

MENU

No 1° carnaval de suas gestões, Raquel Lyra passa cargo para Priscila e João Campos vai às ruas

 No 1° carnaval de suas gestões, Raquel Lyra passa cargo para Priscila e João Campos vai às ruas
#Compartilhe

Mesmo tendo assumido seus cargos em momentos distintos, o prefeito do Recife, João Campos (PSB), e a governadora Raquel Lyra (PSDB) terão pela frente o primeiro carnaval de suas gestões. Os políticos, contudo, adotaram posturas distintas. Com quase quatro meses da morte do seu marido Fernando Lucena, ainda durante a campanha eleitoral, a tucana ficará reclusa com sua família e transmitiu o cargo para a sua vice Priscila Krause (Cidadania), enquanto o administrador municipal percorrerá todos os polos da Capital e tentará dar a sua cara para os festejos.

Após dois anos no comando do Palácio do Capibaribe, João Campos poderá, finalmente, fazer um carnaval para chamar de seu. O socialista fez campanha e assumiu o Executivo municipal em plena pandemia da Covid-19 e não pôde realizar a festa nos dois primeiros anos do seu mandato. Desta vez, ele pretende aproveitar a festa para tentar deixar uma marca da sua administração. Na agenda, o gestor participará da abertura do Carnaval hoje, do Galo da Madrugada no sábado e percorrerá os principais polos descentralizados da cidade nos dias seguintes.

Após Raquel Lyra transmitir o cargo, nesta quinta, Priscila Krause ficará no comando do Governo até o próximo dia 25 de fevereiro. A vice-governadora vem ganhando protagonismo no governo e desempenhando um verdadeiro papel de co-governadora. Ela deve participar do Galo no sábado e visitar, nos dias seguintes, o carnaval de algumas cidades do interior. Apesar deste ser o primeiro carnaval de Raquel e Priscila no Governo do Estado, a festa ainda não terá 100% do DNA das gestoras.

Isso porque os festejos de Momo costumam ser planejados com ampla antecedência, tendo uma parte da folia sido objeto de articulações no período de transição entre os governos de Raquel e Paulo Câmara. A preocupação com a festa, inclusive, foi um dos focos da equipe de transição liderada pela vice-governadora. Apesar da missão de organizar o carnaval se concentrar nas cidades, o Governo do Estado tem um papel estratégico de apoio aos municípios, com a contratação de atrações, estrutura, logística e, em especial, na organização da segurança dos foliões por meio da Secretaria de Defesa Social.

 

Relacionados