Mutirão emite documentos de graça para desabrigados por causa das chuvas no Grande Recife
Iniciativa começa na segunda-feira (27), no Recife, e passará por abrigos de outras quatro cidades.
Por g1 PE
Moradores do Grande Recife que foram afetados pelas chuvas que mataram 129 pessoas entre o final de maio e o início de junho poderão retirar a segunda via de documentos de graça, durante um mutirão de cidadania organizado pela Corregedoria Geral da Justiça de Pernambuco, a partir da segunda-feira (27).
A iniciativa ocorre a partir das 10h. O primeiro local a receber o mutirão será o abrigo Emergencial Gusmão, instalado na Travessa do Gusmão, 178, no bairro de São José, no Centro do Recife.
Durante a mobilização, serão emitidos gratuitamente documentos como segunda via de certidões de casamento, nascimento e óbito.
Os documentos são necessários para fazer a inscrição no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico), sem a qual não é possível ter acesso aos auxílios anunciados pelo governo do estado e pelas prefeituras.
Além do Recife, o mutirão deve passar por abrigos para vítimas da chuva em Olinda, Jaboatão dos Guararapes, Paulista e Camaragibe, ao longo dos próximos dias. Em cada um deles, funcionários de cartórios vão aplicar formulários para levantar informações pessoais e poder emitir as certidões.
O mutirão ocorre em parceria com a Ouvidoria Geral de Justiça e com a Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Estado de Pernambuco (Arpen). Através da associação, o projeto terá a participação dos cartórios de registro civil dos municípios.
A Corregedoria informou que está em contato com as prefeituras, para garantir a logística para que mais pessoas sejam beneficiadas.