Mais previsões: Meteorologia em Lisboa

MENU

Municípios pernambucanos investem em ações para incentivar vacinação contra a Covid-19

 Municípios pernambucanos investem em ações para incentivar vacinação contra a Covid-19
#Compartilhe

Pernambuco aplicou até o momento 5.859.364 segundas doses e 173.073 doses únicas de vacinas contra a Covid-19, segundo dados da plataforma Vacinômetro mantida pela Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE), o que corresponde ao índice de 78,42% de cobertura vacinal completa. A secretária de Saúde do Jaboatão dos Guararapes, Zelma Pessoa, destaca que para atingir a meta estadual de vacinar 90% da população de forma completa até fevereiro é imprescindível que os municípios também sigam a mesma lógica.

“Jaboatão vem trabalhando com várias estratégias, de rua inclusive. Além de todos os 13 pontos estratégicos em regime de drive-thru e em regime de atendimento ao pedestre, desde o início da campanha vacinal, a gente vem trabalhando com vacinação nas escolas, a gente vem trabalhando com territórios 100% vacinados com equipes volantes, fazendo busca ativa em áreas de difícil acesso, em áreas mais vulneráveis, em engenhos”, detalhou a secretária de Saúde.

“A gente vem trabalhando também com “Happy Hour da Vacina”, nas quartas, quintas e sextas-feiras, a partir das 17h e até as 20h, na busca ativa em bares e restaurantes em vários pontos da cidade. A gente vem com a estratégia do “Deu praia, vem vacinar”, que é aos sábados, fazendo a  vacinação das 9h até as 15h em vários trechos da orla de Jaboatão, em Barra de Jangada, Candeias e Piedade”, acrescentou.

Outra ação destacada pela secretária foi a “Van da Vacina”, em que uma equipe volante atua fazendo a busca  ativa em bairros que possuem menor adesão à vacina e maior taxa de absenteísmo. Além disso, também há ponto de vacinação no Shopping Guararapes, com funcionamento de segunda a sexta, das 17h às 20h, aos sábados, das 13h às 19h, e aos domingos, das 12h às 20h.

“A coisa mais importante é que a população atenda de fato a todos esses apelos que os gestores estão fazendo. O esquema vacinal completo é imprescindível para o bloqueio do surgimento de novas cepas. A população precisa estar com seu esquema completo para que a gente consiga debelar essas novas variantes”, frisou a secretária Zelma Pessoa.

Entre as medidas adotadas pelo município estão a implantação de 13 pontos fixos de vacinação na cidade, a implantação do “Expresso Vacina Olinda”, um ônibus que, duas vezes na semana, visita dois bairros da cidade para rastrear pessoas com dose em atraso ou primeira dose, e a retirada da exigência de agendamento para vacinação.

A prefeitura destacou, também, que a partir desta semana, descentralizou o ponto fixo de vacinação do Espaço Caenga para dentro das comunidades, atuando nos Programa Saúde da Família (PSFs) de Torres Galvão e Águas Compridas. Além disso, tem realizado mutirões de vacinação contra a Covid-19, implantou o Centro de Testagem, no Carmo, para diagnosticar pessoas com a doença, e realizou atividades de testagem rápida nos terminais integrado de passageiros.

Outro ponto destacado pela Prefeitura de Olinda foi a parceria com o Governo do Estado para disponibilizar equipes de vacinadores e testagem rápida durante a Feira Nacional de Negócios do Artesanato (Fenearte).

A cidade de Caruaru, no Agreste do Estado, conta com 77,07% da população imunizada com duas doses. Por meio de nota, a Secretaria de Saúde do município ressaltou que a meta de 90% de cobertura vacinal completa é defendida pelo Ministério da Saúde (MS).

Entre as iniciativas para incentivar a vacinação dos moradores, a gestão municipal destacou o “Vacimóvel”, veículo adaptado para levar a vacina a várias partes da cidade, descentralizando a campanha de imunização, e a vacinação porta a porta, tanto pela manhã, a fim de garantir a vacinação a quem ainda não tinha ido em busca do imunizante, quanto à noite, para visitar a população que trabalha durante o dia.

Além disso, também foi adotada a vacinação noturna na Via Parque, considerada um ponto estratégico de vacinação por se dar em parque do município onde há grande circulação de pessoas. Outro destaque apontado pela prefeitura é a vacinação em escolas, tanto para  funcionários e professores quanto para alunos, e, também, em Unidades Básicas de Saúde, feiras e mercados, além de “Vacinaços”, que são plantões de vacinação com horários ampliados.

A Prefeitura de Petrolina, no Sertão do Estado, informou, por meio da Secretaria de Saúde da cidade, que o município não está medindo esforços para vacinar 90% do público apto a receber a imunização até fevereiro de 2022. Segundo o “Vacinômetro” da Secretaria Estadual de Saúde, a cidade conta com 73,44% da população elegível imunizada com duas doses. A secretaria municipal destacou que o índice está em 86,5% quando se avalia a população a partir de 18 anos.

Em nota, o município explicou que conta com baixa adesão da população de 12 a 17 anos. “Para estimular esse público, as vacinas passaram a ser disponibilizadas em todas as Unidades Básicas de Saúde. A aplicação ocorre todos os dias durante o horário de funcionamento das UBS’s e não é necessário agendamento prévio. A secretaria conta ainda com a ajuda dos Agentes Comunitários de Saúde na busca ativa dos não vacinados ou com atraso no esquema vacinal”, diz o texto.

Além disso, a Prefeitura conta com uma unidade móvel para vacinar, aos sábados e domingos, pessoas que tiveram dificuldade para fazer o agendamento na plataforma ou que estavam com as doses atrasadas. Segundo o órgão, o veículo percorre os bairros mais distantes e faz paradas estratégicas nas ruas para imunizar a população.

“A secretaria tem intensificado, através de entrevistas, campanhas e divulgação nos canais oficiais da prefeitura, a importância da vacinação e de se completar o esquema vacinal. Assim, com todas as medidas e com a colaboração da população, a gestão acredita que até fevereiro estará com 90% da população vacinada”, finaliza a pasta em nota.

Relacionados