Morre o radialista Josafá Reis, pioneiro da comunicação no sertão do Araripe
Morreu em Araripina, às 4:00h da manhã desta terça-feira (09), o locutor Josafá Reis, pioneiro da comunicação no sertão do Araripe.
Josafá nasceu em 09 de junho de 1939. Iniciou como radialista na Grande Serra AM logo assim que o veículo se instalou na cidade de Araripina em Junho de 1982, sendo também pioneira na região. A emissora pertencia ao grupo Coelho de Petrolina.
O veterano contribuiu para o desenvolvimento do município com o advento do meio de comunicação através de uma emissora que traduzia e anunciava as boas novas para o povo sertanejo.
Deu vida e voz aos programas Brasil Sertanejo, Chora Coração e Forró de Pé de Serra, recebendo mais de 1000 cartas por mês. O Fino do Brega, Toca Tudo do Povão e Os Aniversariantes do Dia complementavam a grade de programação da rádio.
O velório acontece à partir das 9 horas da manhã desta terça (09) na casa de velório Afagu, o horário do sepultamento está a confirmar.
OUVINTES DA GRANDE SERRA FM SE DESPEDEM DE JOSAFÁ
“Josafa Reis ficou na história de Araripina. Eu era nova nesse tempo, eu era apaixonada por esse programa Chora Coração. Ele é uma pessoa pequeno, mas o coração é enorme…”
“É com muito pesar que a gente recebe essa notícia, mas vamos lembrar que ele deixou boas lembranças, foi uma boa pessoa, um bom radialista. Eu mesmo ainda mandei carta quando ele tinha o programa lendo cartas. Meus pêsames a família e amigos.” Luzia.
“Minha condolências para a família de Josafa Reis e que Deus coloque ele em um bom lugar. Chegou o dia, se livrou desse mundão de nós.”
“Eu era uma adolescente, mocinha nova, eu ia aí para Grande Serra levar a carta para Josafa Reis e era a fila muito grande para a pessoa falar com Josefa.”
“Eu quero dizer que eu fui ouvinte do Josafa e era uma pessoa muito boa. Eu levava cartinha pra ele. Eu lembro que eu cheguei com meu pai e ele olhou para o meu pai edisse: Ela sua ela é sua filha, seu Nelson. Aí meu pai falou que sim e ele veio me abraçar e carinhosamente recebia minhas cartas. Todos os sábados eu mandava e meu pai entregava. Fiquei muito triste, eu gostava muito dele. Meus sentimentos a família e que Deus receba ele de braços abertos.”
“Vocês estão de luto, a Grande Serra, o sistema Grande Serra e o Araripe. O primeiro radialista do Araripe, da Grande Serra que na época era AM, a primeira rádio aí que surgiu no Araripe, Josafa Reis abrilhantava. Eu morava na roça, na época rádio a pilha, fazendo Chora Coração e também os Forrós durante a semana. Meus pêsames a toda família de Josafa Reis e a toda família de Grande Serra.”
“Pereceu o grande da Grande
Precursor da difusão
Cala a voz de quem deu voz
O pai da comunicação
A obra, ele já fez
Vai com Deus Josafá Reis
Agora, Chora Coração”
Geonaldes Gomes =Pepeta do Cordel=
Solange Reis, sobrinha de Josafa deixou seu agradecimento a Grande Serra FM.