O Ministério da Saúde abriu inscrições para cadastro de voluntários que desejam atuar em terras Yanomamis, por meio da Força Nacional do SUS. O alistamento foi divulgado neste domingo (22), após a crise na saúde dos indígenas em Roraima vir à tona neste fim de semana.
Os voluntários convocados prestarão atendimento direto aos pacientes localizados na Casa de Saúde Indígena Yanomami, e na assistência ao hospital de campanha do Exército.
A equipe é composta por médicos, enfermeiros e nutricionistas de diversas especialidades.
O formulário de inscrição está disponível neste link. É preciso informar dados pessoais como CPF, telefone, e-mail, profissão, número do registro no conselho profissional e currículo Lattes.
O cadastro é permanente, ou seja, poderá ficar arquivado para convocações em eventuais futuras missões.
FORÇA NACIONAL DO SUS
A Força Nacional do SUS é um programa de cooperação criado em 2011, voltado para a execução de medidas de prevenção, assistência e repressão a situações epidemiológicas, de desastres ou de desassistência à população quando for esgotada a capacidade de resposta do estado ou município.
O serviço pode ser convocado pela ministra da Saúde quando houver:
- declaração de Emergência em Saúde Pública de Importância Nacional;
- solicitação do Comitê Gestor da FN-SUS;
- solicitação dos entes federados;
- possibilidade de integração nas ações humanitárias e em resposta internacional coordenada, quando solicitada pela Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente (SVSA), Secretaria de Atenção Especializada à Saúde e/ou Secretaria de Atenção Primária à Saúde.