Mais previsões: Meteorologia em Lisboa

MENU

Lula diz que governo federal está à disposição para atuar no litoral de SP Presidente informou em publicação nas redes sociais que vai viajar à São Paulo para ‘acompanhar os esforços de enfrentamento dessa tragédia’

 Lula diz que governo federal está à disposição para atuar no litoral de SP Presidente informou em publicação nas redes sociais que vai viajar à São Paulo para ‘acompanhar os esforços de enfrentamento dessa tragédia’
#Compartilhe

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) informou na noite deste domingo (19) que vai visitar nesta segunda-feira (20) as cidades afetadas pelas fortes chuvas que castigaram o litoral de São Paulo para “acompanhar os esforços de enfrentamento dessa tragédia”.

Por meio de publicação nas redes sociais, Lula informou que já conversou com o ministro da Integração e Desenvolvimento Regional, Waldez Goéz, com o governador de São Paulo, Tarcisio de Freitas, e com o prefeito de São Sebastião, Felipe Augusto.

“Todo o governo federal, através da Defesa Civil Nacional e das Forças Armadas, estão à disposição e atuando para ajudar no que for necessário e somar esforços ao governo de São Paulo e às prefeituras no auxílio às vítimas”, disse Lula.

O presidente ainda afirmou que vai reunir todos os níveis de governo “e, com a solidariedade da sociedade, atender feridos, buscar desaparecidos, restabelecer as rodovias, ligações de energia e telecomunicações na região. Meus sentimentos às famílias que perderam pessoas queridas nesta tragédia”.

Ministérios

Mais cedo, o ministro Waldez Góes, do Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional (MDR), e o secretário nacional de Proteção e Defesa Civil, Wolnei Wolff, já haviam informado que vão visitar as áreas afetadas pelas fortes chuvas.

Segundo a nota divulgada pelo Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional, Waldez Góes está em contato com prefeitos das cidades afetadas pelas fortes chuvas para acompanhar a situação das áreas atingidas.

“Nas próximas horas, o Grupo de Apoio a Desastres da Defesa Civil Nacional (GADE) se desloca para a região com o objetivo de atuar no apoio das ações de socorro e resposta à população local. Além disso, o MIDR já acionou o Ministério da Defesa para acompanhar as ações de desobstrução de vias que estão interditadas em São Sebastião e região”, informou em nota.

Já o ministro de Portos e Aeroportos, Márcio França, anunciou a liberação de R$ 2 milhões para as cidades afetadas pelas fortes chuvas.

Ele afirmou que conversou com o presidente Lula sobre a situação e que o objetivo do governo federal é agir o mais rápido possível para reduzir os transtornos causados pelo mau tempo na região.

Relacionados