João Campos está entre pernambucanos escalados para equipe de transição do governo Lula
Coordenador da equipe de transição do governo Lula (PT), o vice-presidente eleito Geraldo Alckmin (PSB) anunciou, nesta segunda-feira, em São Paulo, novos nomes que passam a integrar o grupo responsável pela troca de gestões. O prefeito do Recife, João Campos (PSB), é um dos escolhidos para integrar o GT de Cidades. “Espero contribuir um pouco com o olhar de quem administra uma grande cidade”, escreveu o socialista em suas redes sociais. A senadora eleita por Pernambuco, Teresa Leitão (PT), a secretária de Infraestrutura de Recursos Hídricos de Pernambuco, Fernandha Batista; e o poeta Antônio Marinho também estão escalados para os GTs de Educação, Infraestrutura e Cultura, respectivamente.
Novos nomes anunciados hoje apontam um aumento da representatividade pernambucana na equipe de transição do governo Luiz Inácio Lula da Silva. Tendo integrado o Conselho de Campanha de Lula durante as eleições, João Campos é confirmado para a equipe de transição após o PSB ter indicado o seu nome, na última semana, passando a integrar o GT de Cidades. “Vamos apresentar propostas para urbanização e revitalização de centros históricos, resgatando a vocação para moradia dessas áreas”, explicou o prefeito do Recife em publicação nas suas redes sociais. “Defenderei uma linha do Minha Casa, Minha Vida com esse fim”, completou.
Campos também informou que apresentará dois modelos de trabalhos aplicados em Recife e que, de acordo com ele, possuem potencial para serem expandidos para outros municípios brasileiros. “Povoamento em área central, com estímulo através de benefícios fiscais para realização de retrofit e urbanização integrada em parceria com o BID”, comentou. Para além disso, o socialista também pretende levar iniciativas feitas pela Prefeitura do Recife e o Porto Digital. “O Embarque Digital, que formará dois mil jovens em tecnologia, é um dos exemplos”, continuou João Campos, que agradeceu a convocação feita por Lula e Alckmin, bem como a indicação do PSB.
“[…] Espero contribuir um pouco com o olhar de quem administra uma grande cidade e vem realizando experiências para o enfrentamento dos desafios diários”, concluiu.
A primeira senadora eleita por Pernambuco, Teresa Leitão também é outro nome escolhido para a equipe de transição. A pernambucana integrará o GT de Educação, uma das principais bandeiras defendidas por ela em sua carreira política. “Fico muito honrada, muito agrecida com essa indicação”, disse Teresa em vídeo publicado em seu Instagram. “Recebo essa indicação com muita humildade e muito compromisso”, continuou a petista, que também afirmou que será feito “um bom diagnóstico” da área para a implementação de políticas de Educação para o país.
A secretária de Infraestrutura e Recursos Hídricos de Pernambuco, Fernandha Batista, e o poeta pernambucano Antônio Marinho “referência do Cordel” – como bem pontuou Alckmin – somam forças na equipe de Infraestrutura e Cultura, respectivamente.