Halo solar forma arco-íris em torno do sol em Pernambuco; entenda o fenômeno Nesta quinta-feira (13), fenômeno chamou a atenção em cidades do Grande Recife, Agreste e Zona da Mata, e ocorreu depois das chuvas que caíram na Região Metropolitana.
A formação de um halo solar no céu de Pernambuco chamou a atenção na manhã desta quinta-feira (13). O fenômeno, que ocorreu após os mais de 30 milímetros de chuva que caíram no Grande Recife, resulta em um arco-íris ao redor do sol e também pode ser observado em cidades da Zona da Mata e do Agreste do estado
- O halo solar acontece quando a luz do sol ultrapassa cristais de gelo ao passar pela atmosfera. De acordo com o meteorologista Roberto Pereira, da Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac), o fenômeno funciona como uma espécie de prisma.
“Ele acontece geralmente devido a chuvas com nuvens altas, que estão a em torno de dez a 12 quilômetros de altura. Por causa disso, essas nuvens são formadas por cristais de gelo fininhos, que formam uma espécie de película. O que você vê é o sol através dos cristais”, disse o meteorologista.
Roberto Pereira contou, ainda, que um halo solar não indica, necessariamente, nenhum fenômeno meteorológico específico.
Halo solar foi visto nesta quinta-feira (13) — Foto: Lia Arruda/WhatsApp
“A luz branca é formada por sete cores, as cores do arco-íris. O halo é formado em círculo devido ao formato do sol. Isso não é indicativo de que vai ter chuva forte ou algum outro evento”, declarou.