GOVERNADOR DE PERNAMBUCO: última semana de campanha terá maratona de agendas de rua, debates e pesquisas decisivas
A exatamente uma semana para o primeiro turno das eleições de 2022, os candidatos ao Governo de Pernambuco se preparam para uma verdadeira maratona de debates, pesquisas e atos públicos, tudo para tentar conquistar o eleitor que ainda não decidiu em quem vai votar, ou convencer aquele que vai votar em um dos seus adversários a mudar de lado.
Para tanto, os postulantes a governador só poderão contar com uma poderosa aliada até a próxima quinta-feira (29): a propaganda obrigatória de rádio e TV. Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), caso haja segundo turno, o horário eleitoral retorna no dia 7 de outubro, seguindo até o dia 28, dois dias antes da votação.
A última semana antes da votação também será marcada pelo enfrentamento dos principais candidatos ao Palácio do Campo das Princesas em pelo menos três debates. O primeiro deles será nesta segunda (26), a partir das 18h, promovido pela TV Guararapes. Na terça (27), será a vez da Globo Pernambuco reunir os postulantes a governador, depois da novela Pantanal.
A TV Jornal será a emissora pernambucana que fará o último debate com os candidatos a governador antes do primeiro turno. O programa irá ao ar no dia 29 de setembro, quinta-feira, às 11h.
CORPO A CORPO
Nesta reta final da campanha, os postulantes ao governo também pretendem intensificar a presença em comícios, caminhadas, carreatas e qualquer ato público que possibilite a sua aproximação com o eleitor do Estado. Anderson Ferreira (PL), por exemplo, embarca para Petrolina já na segunda-feira, onde participará de uma série de eventos ao lado dos demais membros da sua chapa e do presidente Jair Bolsonaro (PL).
Anderson Ferreira (PL) no ato bolsonarista de sete de setembro, em Caruaru – Hermes Costa Neto/Divulgação
“Do nosso lado, a expectativa (para o fim da campanha) é a melhor possível. O presidente Bolsonaro iniciou a pré-campanha por Pernambuco, que foi o Estado da Federação em que mais esteve, e no qual voltará, no dia 27, o que só reforça o alinhamento que é tão importante para Pernambuco sair do momento em que se encontra”, observou Anderson.
O liberal, que não tem participado de debates com os demais candidatos ao governo, não deixou claro se comparecerá a algum dos embates agendados para esta semana. Com base em sua agenda pública, no entanto, é certo que ele não estará nos programas de segunda e terça-feira.
“Anderson embarca para Petrolina na próxima segunda-feira (26) e, na terça (27), participa de toda a agenda presidencial, que inclui compromissos de campanha na cidade do Sertão do Pajeú e em Juazeiro, na Bahia. Ele retorna ao Recife na quarta-feira (28) para cumprir agenda na Região Metropolitana”, explicou a assessoria de imprensa do candidato, por nota.
Postulante apoiado pelo governador Paulo Câmara (PSB), Danilo Cabral (PSB) afirmou que se dedicará aos compromissos de campanha no Grande Recife. Além disso, o socialista reforçou o seu alinhamento com o ex-presidente Lula (PT), e disse estar certo de que ele retornará à chefia do Executivo federal a partir de 2023.
“Nossa campanha vai intensificar ainda mais as agendas na metropolitana. Sentimos na rua que a nossa campanha cresceu no momento certo. Lula vai ser eleito presidente já neste dia dois. Vamos ao segundo turno e vencer esta eleição; para fazer esse reencontro do Brasil com Pernambuco”, disse Danilo.
Procurada pela reportagem, Marília Arraes (Solidariedade) também não deixou claro se estará nos debates que vão ocorrer nesta semana. Líder nas pesquisas, a candidata não compareceu a nenhum encontro deste tipo desde o início da campanha, fato que tem suscitado críticas duras dos seus adversários.
Por nota, a ex-petista afirmou que tentará vencer o pleito ainda no primeiro turno e que está focada no retorno de Lula ao Palácio do Planalto. “Entramos na reta final da campanha e seguimos firmes para garantir a vitória do presidente Lula e do nosso projeto para Pernambuco. A gente vai tentar ganhar no primeiro turno. Mas se não for o caso, vamos respeitar a vontade do povo pernambucano e seguir para o segundo turno, para enfrentar quem tiver que ser enfrentado, como sempre fizemos. O que não falta aqui é disposição, energia, propostas e a certeza de que vamos resgatar o Brasil e Pernambuco”, pontuou Marília.
Candidato do União Brasil na disputa, Miguel Coelho afirmou que tem cumprido um ritmo intenso de compromissos nesta fase da campanha, com uma média de 7 eventos por dia em 4 ou 5 cidades. Para a última semana antes do primeiro turno, o ex-prefeito de Petrolina projeta a manutenção do padrão, com atenção especial para a Região Metropolitana e o Agreste, áreas em que ele é menos conhecido.
Miguel Coelho durante ato de campanha – ÉMERSON LEITE/DIVULGAÇÃO
“Só para você ter uma ideia, na quarta-feira (28) nós vamos ter caminhada no Recife, depois em Santa Cruz, depois em Surubim. Na quinta, que é o último dia, tem debate de manhã, depois tem agenda de tarde. Eu vou fazer agenda até sábado, às 22h, que é o limite permitido pela legislação eleitoral”, observou Miguel.
Ex-prefeita de Caruaru por dois mandatos, Raquel Lyra (PSDB) chamou atenção para a importância dos últimos dias de disputa eleitoral e convidou os 7 milhões de eleitores pernambucanos a analisar com cautela as biografias de cada candidato.
Raquel Lyra diz que governo do PSB esqueceu “pra que serve” – Janaína Pepeu
“Essa reta final é importantíssima. Espero que os eleitores fiquem atentos para conhecer e comparar biografias e realizações. Que assistam aos debates para que possam votar com informação e convicção. Pernambuco quer mudança e a gente sente que muitos querem mudar com uma mulher governando nosso Estado pela primeira vez. Quem comparar vai perceber que nós somos a mudança verdadeira e segura, somos ficha limpa e já transformamos a vida das pessoas para melhor em Caruaru. A partir de janeiro vamos transformar Pernambuco”, disse a tucana, por nota.