Escola de Sargentos em PE é pauta de encontro entre senador e ministro da Defesa
O senador Fernando Dueire (MDB-PE) participou de um encontro com o ministro da Defesa, José Múcio, nesta segunda-feira, em Brasília. A pauta abordou projetos estratégicos para Pernambuco, dentre eles a construção da nova base da Escola de Sargentos e Armas (ESA), que conta com um investimento de cerca de R$ 1,8 bilhão. “O ministro está muito disposto em colocar isso pra frente”, disse o parlamentar em entrevista ao Diario.
“A Escola de Sargentos é um investimento muito relevante (…) fora o que isso efetivamente pode gerar em termos de formação no país inteiro com jovens trabalhando e sendo instruídos na formação militar”, disse o senador Fernando Dueire. “Fui me atualizar e me colocar à disposição do ministro José Múcio para acompanhar a estratégia do desenvolvimento desse projeto, para verificar no que posso ajudar enquanto senador, quer do ponto de vista orçamentário, quer do ponto de vista de articulação política institucional”, continuou.
O anúncio de que a nova base da Escola de Sargentos e Armas seria construído em Pernambuco foi dado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) em outubro de 2021. Além de Recife, também estavam na disputa para ser a sede do local as cidades de Ponta Grossa (PR) e Santa Maria (RS), sendo a Região Metropolitana do Recife (RMR) a vencedora. Com 75 mil metros quadrados, a área prevista para a construção da escola está localizada em Paudalho, na Zona da Mata do estado.
“É um polo extremamente importante e esse é um projeto que tem muito significado para o estado de Pernambuco, foi uma conquista muito difícil”, comentou Dueire, que fez um balanço positivo do encontro com o ministro da Defesa. “O ministro está muito disposto a colocar isso pra frente e eu acho que a gente tem que juntar forças, o governo federal, os parlamentares e o governo de Pernambuco, que tem também uma competência e uma responsabilidade com relação a esse empreendimento”.
Fernando Dueire informou já ter agendada outra reunião com José Múcio na próxima semana para aprofundar o debate sobre a construção da Escola de Sargentos. “Vamos nos reunir com o pessoal responsável pelo detalhamento do anteprojeto para que possamos avançar nos diálogos”.
Ainda na elaboração do projeto, a Escola de Sargentos e Armas não tem previsão para ficar pronta.
Meio ambiente
A construção da Escola tem sido bastante questionada por especialistas ambientais. Isso porque a área onde a estrutura será construída fica ao sul da Mata do Campo de Instrução Marechal Newton Cavalcanti (Cimnc), na Área de Proteção Ambiental (APA) Aldeia-Beberibe – a mata abriga cerca de 8 mil hectares de mata atlântica regenerada. As informações foram publicadas em matéria da Marco Zero Conteúdo, em novembro de 2021, semanas após o governo federal – à época comandado por Bolsonaro – ter anunciado Pernambuco como o estado escolhido para a construção da ESA.
Questionado sobre o assunto, o senador Fernando Dueire disse não ter informações sobre a questão ambiental do projeto, mas informou que é uma abordagem que será levada para o ministro José Múcio na próxima reunião. “Não sei como está o diálogo nesse sentido porque o detalhamento da estratégia de enfrentamento desse projeto é uma coisa que vai começar”, destacou.
“O ministro foi muito receptivo e me disse que iria marcar uma agenda na próxima semana para verificar quais são os desafios que precisam ser enfrentados. A área ambiental só agrega, não traz dificuldades, agora ela tem uma visão diferente de quem está querendo implantar (o projeto) porque ela tem uma visão ambiental mais rigorosa até pela sua competência de ofício e pelos conhecimentos técnicos”, concluiu o parlamentar.