Entenda como emitir a nova carteira de identidade em Pernambuco e veja calendário
A nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) já está sendo disponibilizada aos poucos para os pernambucanos.
Para entender os prazos para a emissão do documento, o Governo de Pernambuco disponibilizou o calendário completo com as datas, divididas de acordo com as faixas etárias da população.
Atualmente, a fase de emissão é para crianças de até 11 anos e pessoas com 60+. A cada três meses, uma nova faixa etária é aberta.
A ideia por trás disso é que os cidadãos tenham tempo suficiente para atualizar o documento. O RG atual continuará válido até 2032.
O que muda na nova de identidade?
A emissão da Carteira de Identidade Nacional segue as diretrizes estabelecidas pela Lei nº 14.534/2023, sancionada pelo presidente Lula.
Ela determina que o CPF seja o número único e suficiente para identificação do cidadão em todos os bancos de dados de serviços públicos.
Anteriormente, cada cidadão podia possuir até 27 RGs diferentes, um para cada unidade da federação.
Com a introdução da nova identidade, os brasileiros passam a utilizar apenas o CPF como número identificador.
Sendo assim, o novo modelo da CIN vai unificar vários dados em um único documento.
Documentos para emissão da CIN
Para adquirir a nova identidade, o solicitante precisará fornecer a certidão de nascimento ou casamento, podendo apresentá-la tanto em formato físico quanto digital.
A identidade será emitida em papel de segurança ou em cartão de policarbonato, além de possuir uma versão digital disponível.
Este novo modelo oferece maior segurança e flexibilidade aos cidadãos, proporcionando opções de escolha de acordo com suas preferências e necessidades.