Mais previsões: Meteorologia em Lisboa

MENU

Em evento com Lula, governadora Raquel Lyra é alvo de vaias e gritos cobrando merenda escolar e piso nacional dos professores

 Em evento com Lula, governadora Raquel Lyra é alvo de vaias e gritos cobrando merenda escolar e piso nacional dos professores
#Compartilhe

 

A pesquisa do IBGE traz boas notícias. Pela primeira vez, mais da metade da população brasileira acima de 25 anos terminou a educação básica, ou seja, concluiu o ensino médio. O analfabetismo caiu de 6,1% em 2019 para 5,6% em 2022.

Mas há um problema que ainda grita nas salas de aula do Brasil: a desigualdade. Entre os brasileiros pretos e pardos, 7,4% são analfabetos, mais que o dobro da população branca.

abandono escolar também é um sintoma da desigualdade. Sete em cada 10 jovens que não completaram o ensino médio são pretos ou pardos.

“Nós temos que ir mais rápido, nós temos que pensar grande, porque senão é mentira que estamos construindo igualdade de oportunidade. Não se constrói um desenvolvimento inclusivo sem todos estarem na escola com chances de aprender”, afirma Claudia Costin, especialista em educação e presidente do Instituto Singularidade.

……………………………………………………………………………………

 

2-A governadora de Pernambuco, Raquel Lyra (PSDB), foi vaiada em diversos momentos nesta quarta (7), durante a cerimônia de inauguração do campus do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE) em Paulista, no Grande Recife, com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva 

Durante o evento, parte do público também cobrou ações da gestora estadual, reclamando de atrasos no fornecimento da merenda escolar. O comportamento foi o mesmo registrado na primeira visita de Lula ao estado neste mandato, em março, quando o presidente deu uma bronca nos manifestantes.

 

Além de Raquel Lyra, também foram vaiados a vice-governadora Priscila Krause (Cidadania) e o prefeito de Paulista, Yves Ribeiro (MDB). As vaias se repetiram em todos os momentos em que os políticos foram citados, inclusive por outras autoridades, ao longo do evento.

Logo no início da cerimônia, estudantes que acompanhavam o evento cobraram o fornecimento de merenda para as escolas públicas: “Cadê a merenda?”, ecoavam.

Também houve gritos de: “Raquel, pague o piso!”, em referência ao piso salarial dos professores da rede pública estadual.

vaias. Algumas pessoas também fizeram gestos apontando para o lado, aos gritos de “Ih, fora!”.

Em seu discurso, a governadora Raquel Lyra se dirigiu aos manifestantes e citou o Dia Nacional da Liberdade de Imprensa, celebrado nesta quarta-feira(7).

Relacionados