Mais previsões: Meteorologia em Lisboa

MENU

Dino promete antecipar atos de segurança para a posse de Lula

 Dino promete antecipar atos de segurança para a posse de Lula
#Compartilhe

Providências são principalmente por conta de uma bomba encontrada no último sábado (24) nas imediações do Aeroporto Internacional de Brasília

O futuro ministro da Justiça, Flávio Dino (PSB-MA) afirmou à GloboNews que medidas para garantir a segurança da cerimônia de posse do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) vão ser providenciadas já primeiras horas de 1º de janeiro.

Dino prometeu antecipar as providências porque, segundo ele, não pode haver vazio de poder. “Já nas primeiras horas do dia 1º, nós vamos tomar as providências para que não ocorra nenhuma situação de instabilidade”, esclareceu. Dino acredita que essa antecipação é necessária para que haja um “comando efetivo” do Ministério da Justiça.

“No momento que se esvai o mandato presidencial, a posse em si é uma formalização de algo que a Constituição impõe. O mandato se encerra à meia-noite de 31 de dezembro. Logo, o novo mandato começa à 0h01 do dia 1º de janeiro. Essa é a leitura que fazemos”, acrescentou.

Os decretos planejados por Dino são, principalmente, por conta de uma bomba encontrada no último sábado (24) nas imediações do Aeroporto Internacional de Brasília.O artefato explosivo foi plantado pelo empresário bolsonarista George Washington de Sousa, 54 anos, que participava de manifestações em frente ao quartel-general do Exército na capital federal.

Em depoimento à Polícia Civil do Distrito Federal, confessou que tirou suas licenças como CAC (categoria que reúne caçadores, atiradores e colecionadores) em outubro de 2021, incentivado pelo discurso do atual presidente Jair Bolsonaro (PL).

O empresário afirmou também que gastou cerca de R$ 170 mil na aquisição de pistolas, revólveres, fuzis, carabinas e munições para um possível atentado organizado em Brasília.

Relacionados