Mais previsões: Meteorologia em Lisboa

MENU

Deputados federais de direita propõem comissão para fiscalizar Transposição do Rio São Francisco

 Deputados federais de direita propõem comissão para fiscalizar Transposição do Rio São Francisco
#Compartilhe

Parlamentares federais da Região Nodeste solicitaram à Mesa Diretora da Câmara dos Deputados a criação de uma comissão temporária para fiscalizar a Transposição do Rio São Francisco. Entre os autores do pedido está a deputada pernambucana Clarissa Tércio (PP).

O grupo é formado também pelos deputados federais André Fernandes (PL), General Girão (PL), Sargento Gonçalves (PL), Cabo Gilberto Silva (PL), Rodrigo Valadares (União Brasil), Capitão Alden (PL), Dr. Jazie l(PL) e Coronel Meira (PL).

O documento apresentado informa que, apesar da inauguração ter ocorrido em 2022, na gestão do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), com o beneficiamento de milhares de famílias, há relatos de que alguns trechos da obra foram interditados, impossibilitando a passagem da água. Os parlamentares se baseiam em vídeos compartilhados por sertanejos nas redes sociais.

De acordo com Clarissa Tércio, a iniciativa visa fiscalizar in loco a situação das obras da Transposição do Rio São Francisco, concluídas, no ano passado.

“Estamos falando da maior obra de infraestrutura hídrica do país, que tem beneficiado 12 milhões de pessoas nos estados de Pernambuco, Paraíba, Ceará e Rio Grande do Norte e  contemplando 390 municípios com o acesso à água. Sabemos do sofrimento que o povo nordestino passa durante a seca e o acesso a água é fundamental para garantir a dignidade dessas pessoas que esperaram por mais de uma década pela conclusão dessa obra. Então precisamos constatar a situação em que se encontra e confirmar se as denúncias procedem”, destacou a parlamentar.

Relacionados