Mais previsões: Meteorologia em Lisboa

MENU

Datafolha: Lula chega a 50% dos votos válidos e Bolsonaro tem 36%

 Datafolha: Lula chega a 50% dos votos válidos e Bolsonaro tem 36%
#Compartilhe
O Datafolha divulgou, na noite desta quinta-feira (29), a penúltima pesquisa de intenção de votos antes da realização do primeiro turnos das eleições. O ex-presidente Lula (PT) tem 50% dos votos válidos e está na margem de erro para vencer no primeiro turno. Jair Bolsonaro (PL) está em segundo, com 36%.
Os votos válidos são calculados após a exclusão dos brancos, nulos e do percentual de entrevistados que afirmam estar indecisos. Para vencer no primeiro turno, é preciso ter 50% dos votos mais um.
Ciro Gomes (PDT) aparece com 6%, um ponto a menos do que no levantamento anterior, e Simone Tebet (MDB) se manteve com 5% dos votos válidos. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou menos, com nível de confiança de 95%.
Variação em relação a pesquisa de 22 de setembro
  • Lula (PT): 50% [=]
  • Jair Bolsonaro (PL): 36% [+1]
  • Ciro Gomes (PDT): 6% [-1]
  • Simone Tebet (MDB): 5% [=]
A pesquisa divulgada nesta quinta-feira é a maior já realizada pelo Datafolha. 12,8 mil pessoas com mais de 16 anos foram entrevistadas, entre terça-feira (27) e quinta-feira (29), em 332 cidades. O levantamento foi contratado pela Empresa Folha da Manhã, que edita o jornal de Folha de S.Paulo, e Grupo Globo, pelo valor de R$ 617.972,00. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e tem o número BR-00245/2022.
O Datafolha divulgará mais um levantamento antes do primeiro turno, na noite de sábado (1º). A pesquisa ocorrerá na sexta (30/10) e no sábado, captando o impacto do debate entre os presidenciáveis da Rede Globo, que ocorre na noite desta quinta-feira.
Pesquisa estimulada: Lula tem 48% e Bolsonaro 34%
Ao levar em consideração os votos brancos e nulos, a pesquisa estimulada do Datafolha mostra que os dois candidatos que lideram a pesquisa cresceram um ponto percentual cada. Lula marca 48%, antes tinha 47%; já Bolsonaro saiu de 33% e atingiu 34%.
O pedetista Ciro Gomes oscilou um ponto para baixo e marcou 6%. Simone Tebet (MDB) permaneceu com 5%.

Relacionados