Covid-19: Pernambuco tem 84% de ocupação de leitos de UTI pediátricos
Havia cinco vagas disponíveis no Estado, segundo a Secretaria Estadual de Saúde
Pernambuco fechou essa terça-feira (9) com 84% de ocupação de leitos pediátricos em Unidades de Terapaia Intensiva (UTI) disponíveis para crianças com sintomas de Covid-19 segundo a Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE).
Há, ao todo, 31 leitos de terapia intensiva na rede pública do Estado. Portanto, havia cinco vagas do tipo na terça-feira.
Dos 92 leitos de enfermaria pediátricos, 72% estavam ocupados – ou seja, 25 leitos disponíveis.
A SES-PE destaca que os leitos são ocupados por pacientes com casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (Srag), que podem envolver Covid-19 e outros agentes.
Para suprir a demanda, o Imip seleciona médicos para compor a equipe.
Por meio de nota, a SES-PE informou que “tem monitorado permanentemente a situação epidemiológica do Estado e a rede de assistência”.
A pasta destaca que o Estado “tem realizado as ações necessárias para garantir o atendimento dos pernambucanos, ampliando os leitos na rede própria e contratualizando na privada”
Atualmente, Pernambuco tem 2.116 vagas de UTI e enfermaria na rede pública em todas as regiões. A taxa de ocupação de terapia intensiva é de 95%; na enfermaria, há 84% dos leitos ocupados.
Por fim, a SES-PE ressalta que “neste momento de aceleração da doença no Estado, é preciso que todos reforcem a adoção do cuidado e respeitem as regras de prevenção, porque só assim será possível diminuir a aceleração da doença e a quantidade de pacientes com quadros graves da Covid-19”.
Segundo os últimos dados divulgados pela secretaria, na terça-feira (9), 635 crianças de zero a nove anos já tiveram Srag por causa do novo coronavírus em Pernambuco. Na faixa etária de 10 a 19 anos, foram 329 casos.
Com relação ao número de mortes, das 11.224 já registrados no Estado, 55 foram crianças de zero a nove anos e 29 pessoas estavam na faixa dos 10 aos 19 anos. Na terça, a SES-PE confirmou a morte de um adolescente de 13 anos por Covid-19.