Concurso do Governo de Pernambuco: veja cargos disponíveis para as 3.700 vagas
Por Jamildo Melo e Augusto Tenório
Estado vai realizar concurso público com quase 3.700 vagas para a Secretaria de Educação do Governo de Pernambuco. O termo de referência mostra os cargos disponíveis na seleção pública, os requisitos para cada ocupação e o processo seletivo de cada cargo.
O Governo de Pernambuco escolheu o Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (CEBRASPE), como organizador do concurso.
Segundo o governador, o certame vai ofertar vagas para professores de todas as disciplinas da Educação Básica, Educação Profissional, Educação Especial e para o Conservatório Pernambucano de Música, além de vagas para analistas em gestão educacional.
Ao todo, são 3686 vagas, dispostas da seguinte maneira:
- Professor: 3.043 vagas
- Professor intérprete de Língua Brasileira de Sinais (Libras): 28 vagas
- Professor brailista (nível superior): 29 vagas
- Professor brailista (nível médio): 18 vagas
- Analista em gestão educacional: 500 vagas
- Assistente administrativo educacional: 68 vagas
As 3.043 vagas para professor se dividem desta forma: 2.907 vagas são para professores da educação básica, 101 para professores do conservatório de música e 35 para professores da educação profissionalizante.
Requisitos para cada cargo do concurso público para a Secretaria de Educação do Governo de Pernambuco – Reprodução
Vale lembrar que, conforme exige o artigo 97 da Constituição do Estado de Pernambuco, 5% do total de vagas ofertadas de cada edital será reservado para pessoas com deficiência.
Confira abaixo como será o processo seletivo para cada cargo. Lembrando que as provas objetivas, de caráter eliminatório e classificatório, deverão ser constituídas de 120 itens para julgamento, de Certo ou Errado, abrangendo conhecimentos básicos e específicos, a serem definidos no edital de abertura.
Locais de prova do concurso público
Os locais das provas objetivas e discursivas, com exceção do Recife, ainda não foram definidos. Mas o concurso prevê que deve ser escolhido, como local de prova, no mínimo um município em cada Gerência Regional de Educação (GRE).
Enquanto isso, a prova prática de música vai ocorrer somente no Recife. Já a prova prática da educação especial será realizada em quatro cidades, que dividem da seguinte forma as Gerências Regionais de Educação:
- Recife: Recife Norte, Recife Sul, Metropolitana Norte e Metropolitana Sul
- Limoeiro: Mata Norte, Mata Centro, Mata Sul e Vale do Capibaribe
- Caruaru: Agreste Centro Norte, Agreste Meridional, Sertão do Moxotó-Ipanema e Sertão do Alto Pajeú
- Petrolina: Sertão do Submédio São Francisco, Sertão do Médio São Francisco, Sertão Central e Sertão do Araripe