Mais previsões: Meteorologia em Lisboa

MENU

Começa hoje (15) o início do período para solicitar isenção na taxa de inscrição do Enem 2024

 Começa hoje (15) o início do período para solicitar isenção na taxa de inscrição do Enem 2024

ENEM 2024 GRANDE SERRA

#Compartilhe

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) anunciou que a partir desta segunda-feira, dia 15 de abril, os estudantes podem iniciar o processo de solicitação de isenção na taxa de inscrição para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024. O prazo para solicitação se estende até o dia 26 de abril, conforme divulgado pelo cronograma oficial.

Para requerer a isenção, os candidatos devem acessar a Página do Participante do Enem e utilizar o login do portal Gov.br. Caso tenham esquecido a senha de acesso, há a possibilidade de recuperá-la seguindo as instruções fornecidas pela plataforma.

Além disso, no mesmo período de 15 a 26 de abril, os vestibulandos que não puderam comparecer às provas do Enem 2023 têm a oportunidade de justificar a ausência caso desejem participar da edição de 2024 de forma gratuita.

Os critérios para solicitar a gratuidade são:

– Estar matriculado no 3º ano do ensino médio em escola da rede pública declarada ao Censo Escolar no ano de 2024;

– Ter cursado todo o ensino médio em escola pública ou como bolsista integral em escola privada;

– Estar em situação de vulnerabilidade socioeconômica por ser membro de família de baixa renda, com registro no Cadastro Único para programas sociais do governo federal (CadÚnico).

Os resultados das solicitações de isenção e das justificativas de ausência serão divulgados no dia 13 de maio. O período de recurso terá início também nesta data, estendendo-se até o dia 17 de maio, com os resultados previstos para o dia 24 do mesmo mês. Confira o cronograma completo:

– Solicitação de isenção de taxa/Justificativa de ausência: 15 a 26 de abril

– Resultado das solicitações de isenção de taxa/Justificativa de ausência: 13 de maio

– Período de recursos: 13 a 17 de maio

– Resultado dos recursos: 24 de maio

 

Relacionados