Com retorno de Neymar, Brasil enfrenta a Coreia do Sul em jogo das oitavas de final da Copa Camisa 10, que ficou fora das últimas duas partidas da Seleção, começará jogando no primeiro mata-mata do Mundial
Tem duas “Copas do Mundo”. A primeira, a da fase de grupos, em que acertos podem ser potencializados e erros, a depender do grau, são possíveis de serem corrigidos a tempo de não interferir na classificação à etapa seguinte. A segunda é mais exigente, não perdoa falhas e não permite uma segunda chance. O frio na barriga vai aumentar. É hora do mata-mata. O Brasil encara nesta segunda (5), às 16h (de Brasília), no estádio 974, a Coreia do Sul, pelas oitavas de final da Copa do Mundo 2022, no Catar. Quem perder, cai fora. Empate até a prorrogação levará às penalidades. Quem ganhar permanece vivo no sonho do título.
A notícia que os brasileiros mais aguardavam foi dita com uma palavra curta: sim. A afirmação é para a pergunta sobre o retorno do atacante Neymar, que se recupera de uma lesão no tornozelo. Categórico, o técnico Tite confirmou que o jogador será utilizado diante da Coreia. Outro regresso que acontecerá no mata-mata será o do lateral-direito Danilo, também vetado dos dois últimos confrontos por uma contusão parecida com a do camisa 10.
Na movimentação da véspera do jogo, Neymar participou normalmente com os demais companheiros. O atleta usou um spray analgésico para aliviar dores, além de anti-inflamatório. Com o retorno, a tendência é que o jogador forme o quarteto ofensivo ao lado de Vinícius Júnior, Raphinha e Richarlison. Na lateral, Danilo deve voltar, mas pode ser improvisado na esquerda, já que Alex Sandro ainda não se recuperou de dores no quadril e Alex Telles, outro nome da função, foi cortado da Seleção após lesão no joelho – mesmo caso do atacante Gabriel Jesus. Na direita, Tite pode acionar Daniel Alves ou Éder Militão no setor.
Mesmo com a derrota para Camarões, o Brasil segue como favorito diante da Coreia. O zagueiro Thiago Silva, porém, pediu atenção redobrada com os asiáticos, em especial com o craque da equipe, o meia Son, jogador do Tottenham/ING.
Contra a Coreia do Sul, Thiago vai igualar Cafu e Dunga na lista de jogadores que mais vezes assumiram a braçadeira de capitão do Brasil em copas, chegando ao décimo momento com a responsabilidade.
O técnico da Coreia do Sul, Paulo Bento, pregou respeito à Seleção, principalmente com o regresso de Neymar, mas contou que os asiáticos vão traçar um plano para evitar que o Brasil avance para as quartas de final.
Brasil e Coreia do Sul nunca se enfrentaram na história das Copas, mas já disputaram sete amistosos, com seis triunfos sul-americanos e um dos sul-coreanos.
Ficha técnica
Brasil
Alisson, Éder Militão (Daniel Alves), Marquinhos, Thiago Silva e Danilo; Casemiro e Lucas Paquetá; Raphinha, Richarlison, Neymar e Vini Júnior. Técnico: Tite
Coreia do Sul
Kim Seung-Gyu; Kim Moon-Hwan, Kim Young-Gwon, Kwon Kyung-Won e Kim Jin-Su; Jung Woo-Young, Hwang In-Beom e Lee Jae-Sung; Lee Kang-In, Cho Gue-Sung e Son Heung-Min. Técnico: Paulo Bento.
Local: Estádio 974 (Doha, Catar)
Horário: 16h
Árbitro: Clément Turpin (FRA). Assistentes: Nicolas Danos e Cyril Gringore (FRA)
Transmissão: Globo, SporTV, CazeTV (Twitch e Youtube)