Chuvas de moderada a forte devem seguir no Agreste e Sertão de Pernambuco até sábado (3) A previsão é da Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac)

copia-de-enquadramento-capa-2_1

O Agreste e Sertão de Pernambuco devem registrar chuvas de moderada a forte até o sábado (3), segundo previsão da Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac).

De acordo com o meteorologista da Apac, Romilson Ferreira, nas regiões, as chuvas mais fortes começaram nessa terça-feira (29) devido à Zona de Convergência do Atlântico Sul.

“A Zona de Convergência de Umidade se transformou na Zona de Convergência do Atlântico Sul, que é um canal que está trazendo umidade desde a Amazônia até o Nordeste, em baixos níveis, e está provocando instabilidade em grande parte do País, havendo bastante precipitações de moderada a forte entre o Sertão e Agreste”, informou.

Apesar do avanço do sistema, não há indicação de que as chuvas atinjam a Região Metropolitana do Recife com a mesma intensidade.

“O sistema começou a chover no Sertão, depois passou no Agreste. Mas não deve chegar na RMR; pode acontecer pequenas pancadas, mas não deve avançar”, afirmou Romilson, prevendo chuva fraca ao longo desta quinta-feira (1º).

Segundo o profissional, o sistema, que está ativo nestas quarta (30) e quinta-feiras (1º), deve seguir até o sábado (3). “A previsão permanece de moderada a forte no Sertão e Agreste na noite desta quarta e madrugada de quinta, mas pode mudar de intensidade a depender do comportamento do sistema”, afirmou.

Para a Mata Sul, que também registrou chuva fraca, não há previsão de precipitações fortes para os próximos dias.