Pernambuco, assim como outros estados do Brasil, inicia a Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza (gripe) nesta segunda-feira, 10. O Estado tem mais de 3,5 milhões de pessoas nos grupos prioritários a serem imunizados. Os municípios receberam na semana passada as doses da vacina e seringas, distribuídas pelo Programa Estadual de Imunizações (PEI-PE) para a campanha.
Os grupos prioritários são: idosos com 60 anos ou mais; trabalhadores da área da saúde; crianças de 6 meses a menores de 6 anos; gestantes e puérperas; povos indígenas; professores; pessoas com comorbidades; pessoas com deficiência permanente; caminhoneiros; trabalhadores de transporte coletivo rodoviário; trabalhadores portuários; forças de segurança e salvamento; funcionários do sistema carcerário; detentos e adolescentes cumprindo medidas socioeducativas.
A vacina é considerada trivalente, pois protege contra três cepas que causam a gripe: Influenza B, H1N1 e H3N2. O Ministério da Saúde estabeleceu como meta a imunização de 90% do público-alvo.