Brasil ratifica acordo de mobilidade entre países de língua portuguesa
O governo brasileiro ratificou o acordo de mobilidade que promete facilitar a concessão de visto e autorizações de residência e também a circulação de pessoas nos territórios que fazem parte da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).
O acordo foi firmado em julho do ano passado, durante a 13ª Conferência de Chefes de Estado e de Governo da CPLP, realizada em Luanda, capital de Angola. Na ocasião, o Brasil foi representado pelo vice-presidente Hamilton Mourão. Depois da assinatura, o acordo foi aprovado pelo Congresso Nacional.
O ministro Carlos França foi recebido na tarde desta segunda-feira (7), em Lisboa, pelo secretário executivo CPLP, Zacarias Albano da Costa, na cerimônia de depósito da carta de ratificação do acordo.
“O Acordo aproximará ainda mais os cidadãos lusófonos e é mais um passo para consolidar a CPLP como uma verdadeira comunidade de pessoas”, diz publicação do Palácio do Itamaraty nas redes sociais.
A CPLP é formada por nove países: Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste.