Brasil fechará fronteiras aéreas para seis países africanos devido à nova variante do coronavírus Anúncio foi feito pelo ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira
O ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira, anunciou nesta sexta-feira (26) que o Brasil fechará as fronteiras aéreas para seis países da África, devido a uma nova variante do novo coronavírus, detectada na África do Sul.
De acordo com Nogueira, a decisão foi tomada em conjunto com os ministros da Saúde, Justiça e Infraestrutura. A restrição começa na segunda-feira e vai atingir os passageiros vindos de África do Sul, Botsuana, Eswatini, Lesoto, Namíbia e Zimbábue. A medida atende a recomendação feita pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
“O Brasil fechará as fronteiras aéreas para seis países da África em virtude da nova variante do coronavírus. Vamos resguardar os brasileiros nessa nova fase da pandemia naquele país. Portaria será publicada amanhã e deverá vigorar a partir de segunda-feira”, escreveu Nogueira, em sua conta no Twitter.
A Organização Mundial da Saúde classificou a nova variante como “variante de preocupação” (VOC). A cepa recebeu o nome de Ômicron, uma letra do alfabeto grego. Evidências preliminares sugerem que há um risco aumentado de reinfecção e que houve uma “mudança prejudicial na epidemiologia do COVID-19”, disse o órgão.