Alepe será sede de conferência nacional sobre as novas assembleias legislativas do País

dabc2ab6-52d1-43c9-bbe2-02c69f7841bb

A Assembleia Legislativa de Pernambuco lançou nesta quinta-feira (06) a 25ª Conferência da União Nacional de Legisladores e Legislativos Estaduais, que acontece entre os dias 9 e 11 de novembro. O evento é considerado o maior encontro de parlamentares da América Latina e reunirá deputados e servidores de todo o País na Arena Pernambuco, em São Lourenço da Mata.

Os painéis e palestras terão como tema central “Os Rumos do Parlamento do Futuro”. Haverá debates sobre o impacto das tecnologias no papel dos legisladores estaduais, a atuação da Consultoria Legislativa em tempos de conectividade 5G e a importância da experiência do servidor para melhorar as entregas à sociedade, entre outros temas.

Presente ao lançamento do evento nesta quinta, no auditório Sérgio Guerra, na Alepe, o Secretário-Geral da Unale, José Luís Tchê (PDT-AC), destacou a relevância do encontro.

“Esperamos que a reunião deste ano conte com a participação de muitos parlamentares, pois a comissão organizadora está empenhada em fazer um dos melhores encontros de todos os tempos. Uma das questões que pretendemos trazer à pauta é a do fundo eleitoral. Muitos de nós deputados passamos por problemas nessa campanha e não participamos dessa discussão. Precisamos estar atendo a esse tema para não acontecer na próxima eleição o que aconteceu nessa”.

Os debates da 25ª conferência serão dirigidos por palestrantes renomados de várias áreas do conhecimento, a exemplo do cientista, empreendedor e professor da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Sílvio Meira, um dos fundadores do Porto Digital.

Vice-presidente da Unale no Nordeste e coordenador do evento, o deputado Diogo Moraes (PSB-PE) avaliou que o cenário nacional, principalmente na área econômica, é desafiador. Nesse contexto, ele acredita que o Poder Legislativo terá papel fundamental na busca de soluções para a retomada do crescimento do País.

“Acredito que a conferência da Unale será uma das primeiras iniciativas pós-pandêmicas com o objetivo de debater novos rumos para o Parlamento e para o Brasil”, ressaltou. O parlamentar salientou, ainda, o empenho da Alepe na organização e na oferta de infraestrutura para o evento.

A solenidade de lançamento do encontro foi presidida pelo 1º secretário da Alepe, Clodoaldo Magalhães (PV), e teve a presença de parlamentares do Amazonas, Paraíba, Minas Gerais, Maranhão e Amapá.

“Após o advento da pandemia e do processo de renovação dos mandatos eletivos, é chegada a hora de o Brasil olhar para frente. Essa será a oportunidade ideal para debatermos o futuro do Legislativo. Faremos todos os esforços para que seja a melhor edição da história”, pontuou Clodoaldo.

A conferência nacional da Unale é organizada anualmente e conta com o apoio das 27 Assembleias Legislativas do País e de organizações ligadas ao Parlamento Estadual. O objetivo é promover o intercâmbio de ideias e discutir propostas que promovam a melhoria e o desenvolvimento da sociedade.