Mais previsões: Meteorologia em Lisboa

MENU

Acidentes de moto: vítimas podem sofrer com lesões leves até amputações

 Acidentes de moto: vítimas podem sofrer com lesões leves até amputações
#Compartilhe
O Maio Amarelo é um movimento internacional com o objetivo de chamar atenção da sociedade para o alto índice de mortos e feridos no trânsito em todo o mundo. Durante o mês, diversas atividades de conscientização são realizadas. Em Pernambuco, os motociclistas representam a maioria das vítimas em acidentes terrestres no trânsito. Sem proteção além do capacete, as vítimas podem sofrer com lesões em várias regiões do corpo, com fraturas fechadas e expostas até amputação de membros e ir a óbito.
“Em geral, acidentes com motocicletas são mais graves do que acidentes com outros veículos já que o paciente não tem proteção alguma para seu corpo após a queda, apenas o capacete. Sempre orientamos o uso de roupas mais robustas e sempre usar calçado fechado para diminuir o risco e a gravidade das lesões”, explica o ortopedista do Hospital Jayme da Fonte, Daniel Nicolletti.
Os traumas com moto são responsáveis por fraturas fechadas e expostas nas pernas, braços, pés, punhos e fêmur. A definição do tratamento e o tempo de recuperação do paciente variam de acordo com o tipo e o local da lesão, mas podem envolver procedimentos cirúrgicos e fisioterapia. Por exemplo: uma fratura fechada simples de tornozelo tem em média um tempo de recuperação de 3 a 6 meses. Dependendo da gravidade do acidente e do trauma, as vítimas podem passar por uma recuperação longa, difícil e apresentar sequelas.
“As sequelas variam de acordo também com o local e gravidade da lesão. Em relação às físicas, podemos ter desde uma pequena limitação funcional na articulação ou membro acometido, até uma amputação, falta de força e sensibilidade e até uma para/tetraplegia em casos mais graves de lesões na coluna. Já na questão psicológica, também são frequentes, como estresse pós-traumático, fobia, ansiedade, depressão, entre outras”, conta o especialista.
Para conscientizar motoristas durante todo o mês de Maio, o Departamento de Trânsito (DETRAN-PE) realizará um mutirão de ações educativas e prestação de serviços à população com atividades em vários municípios do estado, envolvendo escolas, empresas, centros de compras e parques, além de palestras.
O Hospital Jayme da Fonte possui uma emergência 24h para atendimento de traumas e oferece uma estrutura com um centro de diagnóstico completo por imagem, UTI totalmente equipada, bloco cirúrgico de alta complexidade, equipe multiprofissional, além de apresentar baixíssimas taxas de infecção hospitalar.

Relacionados