BISPO DE SALGUEIRO DOM MAGNUS HENRIQUE É NOMEADO BISPO DA DIOCESE DE CRATO (CE)
O Papa Francisco nomeou, nesta quarta-feira, 12 de janeiro, Dom Magnus Henrique Lopes como novo bispo da diocese de Crato, no Ceará, transferindo-o da diocese de Salgueiro (PE). O prelado assumirá o governo pastoral da diocese que está vacante desde a nomeação de dom Gilberto Pastana Oliveira para a arquidiocese de São Luís do Maranhão.
HISTÓRICO
Nascido no dia 31 de julho de 1965, em Assu (RN), dom Magnus é filho de João Gregório Lopes e Maria do Carmo Lopes (in memoriam). Com 21 anos ingressou na Ordem dos Frades Menores Capuchinhos. Sua profissão religiosa foi feita em 19 de março de 1992, no Convento Santo Antônio, em Natal (RN). Foi ordenado diácono em 25 de março de 1996, por dom Antonio Soares Costa, na Basílica de Nossa Senhora da Penha, em Recife (PE), e ordenado presbítero em 21 de dezembro de 1996 pelo mesmo bispo, na cidade de Assu.
Escolheu por lema episcopal “Tudo posso naquele que me fortalece” (Fl 4,13). A posse na diocese pernambucana foi no dia 12 de outubro de 2010, na mesma Celebração Eucarística em que a diocese foi instalada, sob a presidência do então núncio apostólico no Brasil, dom Lorenzo Baldisseri.
Dom Magnus Henrique esteve no município de Santa Maria da Boa Vista, no Projeto Fulgêncio, no último dia 11 de outubro de 2021 no velório de seu Brasilino Pereira que é pai do repórter Gilberto Pereira e também do padre Manoel de Souza.
Atualmente a diocese de Salgueiro está vacante, diante disso o conselho presbiteral se reunirá para a escolha de um novo administrador Apostólico para a diocese de Salgueiro (PE), até a nomeação de um novo bispo pelo Papa Francisco.