PE autoriza torcida vacinada em jogos de futebol e aumenta para 2,5 mil pessoas público máximo em shows e todos os eventos
A partir de segunda-feira (27), eventos esportivos, incluindo os jogos de futebol profissional, em Pernambuco, poderão contar com público de até 2,5 mil pessoas que tomaram vacina contra a Covid-19. Na mesma data, fica autorizada a ampliação da quantidade de pessoas em shows, eventos culturais e corporativos, com a mesma quantidade de participantes liberada para os estádios
Uma das mudanças anunciadas é que bares e restaurantes poderão funcionar até a 1h, todos os dias. Os shoppings, por sua vez, poderão fechar à meia-noite. Essas novidades do avanço do Plano de Convivência com a Covid-19 foram anunciadas nesta quinta (23), pelo governo de Pernambuco (saiba como fica cada atividade mais abaixo).
De acordo com Ana Paula Vilaça, a maioria das pessoas presentes nos jogos e nos grandes eventos deverá estar com o ciclo de imunização completo, com duas doses de vacinas contra a Covid ou a vacina da Janssen, de aplicação única.
Em entrevista coletiva, os secretários de Saúde, André Longo, e de Turismo, Rodrigo Novaes, além da executiva de Desenvolvimento Econômico, Ana Paula Vilaça, detalharam as mudanças.
Não será mais necessário pedir autorização do governo para realizar os eventos, como ocorria desde o início de setembro com os “eventos-teste”, em que o poder público monitorava desde a venda de ingressos à testagem posterior dos participantes.
O governo também anunciou uma previsão de aumento de público para 5 mil pessoas em eventos e jogos de futebol, a partir de novembro. O secretário de Turismo de Pernambuco, Rodrigo Novaes, disse que essas previsões atendem a um pedido dos produtores, devido à necessidade de planejamento desse tipo de negócio.