DECRETO DETERMINA SUSPENSÃO DE AULAS EM TODAS AS INSTITUIÇÕES DE ENSINO DE PERNAMBUCO DEVIDO O NOVO CORONAVÍRUS – POR EMANOEL CORDEIRO
A partir da quarta-feira dia 18 de março, todas as escolas, universidades e demais estabelecimentos de ensino das redes pública e privada devem suspender o funcionamento. A determinação foi publicada no Diário Oficial desta terça-feira dia 17 pelo governo de Pernambuco e é motivada pela chegada do coronavírus em diferentes regiões do estado.
A medida foi publicada após a confirmação de 18 casos de Covid-19, doença provocada pelo coronavírus, em Pernambuco, feita na segunda (16). Além do Recife, também foram confirmados casos nas cidades de Jaboatão dos Guararapes, na Região Metropolitana, e Belo Jardim, no Agreste.
O anúncio de suspensão de atividades de oito instituições públicas e privadas de ensino superior já havia sido feito no domingo (15). A suspensão das aulas nas escolas das redes públicas e privada do estado, por sua vez, foi anunciada na segunda (16) e é válida a partir da quarta dia 18 de março.
De acordo com o presidente da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe), José Patriota, as redes municipais de ensino de todo o estado suspendem as aulas a partir da quarta (18), seguindo a determinação estadual (veja vídeo acima).
“A partir de amanhã, não vamos mais ter aula, estão suspensas em todas as regiões. Houve uma primeira ponderação, mas essa é a decisão mais acertada”, disse.
No Recife, a prefeitura garantiu kits de alimentação para fornecer merenda aos alunos mesmo com a suspensão das aulas. De acordo com o presidente da Amupe, a medida deve ser adotada pelos municípios com condições financeiras de bancarem a alimentação dos estudantes.
“Os dias letivos depois devem ser repostos e, naturalmente, não vai poder faltar merenda. Então, os municípios de maior porte podem adiantar essa possibilidade de fazer o kit para entregar aos pais para garantir a alimentação das crianças”, afirmou Patriota.
De acordo com o decreto publicado nesta terça-feira (17) também foram criados o Comitê Especial Intermunicipal de Enfrentamento ao Coronavírus, coordenado pela Casa Civil, e o Comitê Estadual Socioeconômico de Enfrentamento ao Coronavírus, coordenado pela Secretaria de Planejamento e Gestão.
Os dois grupos, segundo a publicação, têm o objetivo de acompanhar e propor medidas de enfrentamento ao vírus.
Por BLOG do Emanoel Cordeiro – Radar de Notícias/G1 Petrolina