Audiência pública da ALEPE debateu o enoturismo do São Francisco em Lagoa Grande/PE
O fortalecimento do enoturismo do Vale do São Francisco foi o tema de uma audiência pública nesta terça-feira (05) que aconteceu no município de Lagoa Grande. Uma iniciativa da Comissão de Desenvolvimento Econômico, da Assembleia Legislativa, presidida pelo deputado Mário Ricardo (Republicanos) e pelo seu vice, Abimael Santos (PL).
Durante o evento, que aconteceu na Enoteca Pública de Vermelhos, distrito de Lagoa Grande, empresários, vereadores e representantes de entidades estaduais debateram sobre a produção da uva, dos vinhos e o fortalecimento do enoturismo da região. “Foi um momento importante de ouvida da população e dos representantes das vinícolas do São Francisco. O deputado Mário Ricardo foi sensível e teve uma grande iniciativa”, afirmou Jarbas Filho.
Na audiência, o empresário Jorge Garziera falou sobre a importância da vitivinicultura e do enoturismo para o desenvolvimento regional e para a geração de emprego. “A cada hectare de plantação de uva são gerados cinco empregos diretos e indiretos”. Na oportunidade, o prefeito Vilmar Cappellaro pediu que o Governo do Estado invista mais no enoturismo do Sertão do São Francisco.
Durante a sua fala, Jarbas Filho anunciou que solicitou na Alepe a criação de uma Frente Parlamentar em Defesa do Enoturismo em Pernambuco. “Vamos criar a partir da próximo ano uma Frente Parlamentar para debater o enoturismo e trazer mais ações e projetos para Lagoa Grande e para as cidades do Vale do São Francisco. Temos uma potencialidade em Pernambuco que precisa de mais atenção e vamos fazer isso na Assembleia Legislativa”, concluiu o parlamentar.
Estiveram presentes a vice-prefeita de Lagoa Grande, Catharina Garziera, o deputado federal Fernando Monteiro, além do superintendente da Sudene, Danilo Cabral; o secretário executivo de Turismo, Daniel Leite, o secretário de Turismo do Recife Antônio Coelho, representantes de outras entidades do estado e vereadores de Lagoa Grande.