Escolha para vaga do TCE gera expectativa entre suplentes. Saiba quem pode ser contemplado
A disputa pela vaga aberta com a aposentadoria da conselheira do Tribunal de Contas de Pernambuco (TCE-PE) Teresa Duere gera expectativa não somente entre os candidatos, mas também entre os suplentes de deputados estaduais que estão na disputa. Estão na disputa os deputados estaduais Rodrigo Novaes (PSB), Francismar Pontes (PSB), Kaio Maniçoba (PP) e Joaquim Lira (PV), além do deputado federal Guilherme Uchoa Júnior (PSB).
A eleição de qualquer um dos parlamentares detentores de mandato eletivo vai impactar diretamente na composição da sua respectiva Casa legislativa, contemplando um suplente com uma vaga definitiva nesta legislatura. Isso porque o cargo de conselheiro do TCE-PE é vitalício e o seu novo titular não vai retomar as atividades legislativas.
Caso Rodrigo Novaes ou Francismar Pontes sejam eleitos, Diogo Moraes é o primeiro suplente do partido socialista. Representante do Agreste, Moraes é bastante querido entre os seus pares e o PSB faz um esforço para contemplá-lo com a vaga. No início do ano, uma costura tentou levar um deputado estadual de mandato do partido para o secretariado da Prefeitura do Recife com o objetivo de abrir uma vaga para Diogo. No entanto, a articulação não foi para frente. Se falava na possibilidade dos deputados estaduais Sileno Guedes ou Rodrigo Farias virarem secretários do prefeito do Recife, João Campos (PSB), mas a indicação não prosperou.
Caso Joaquim Lira vença a disputa e se torne conselheiro do Tribunal de Contas, o contemplado será um membro da federação PV, PCdoB e PT. No caso, o primeiro suplente do bloco partidário é o ex-deputado estadual Odacy Amorim, liderança do Sertão do São Francisco. Já a vitória de Kaio Maniçoba abriria uma vaga para a ex-deputada Roberta Arraes (PP), representante do Sertão do Araripe.
Folha de Pernambuco