O Diário Oficial da União desta quarta-feira (28) indica que o presidente Jair Bolsonaro viaja para os Estados Unidos ainda hoje. O destino é a cidade de Miami, no estado da Flórida.
Um despacho publicado pelo ministro Augusto Heleno libera o afastamento de uma sargento membro da Segurança Pessoal da Presidência das suas funções, com o objetivo de acompanhar oficialmente a família Bolsonaro durante a viagem.
O texto afirma que a 2ª Sargento Aline Amancio de Oliveira, Agente de Segurança Pessoal da Secretaria de Segurança e Coordenação Presidencial do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República, deva acompanhar a família do presidente entre os dias 28 e 29 de dezembro.
No entanto, Bolsonaro deve permanecer fora do país até o próximo ano. Sendo assim, ele não vai passar a faixa para Lula na cerimônia de posse do novo presidente, em 1º de janeiro.
Por ser uma viagem em missão oficial, a viagem da militar será custeada pela Presidência da República.
Segundo Malu Gaspar, de O Globo, um avião da FAB está de prontidão na Base Aérea de Brasília à espera da família Bolsonaro.
Rumores apontam que ele deve passar uns dias no resort de Donald Trump, mas outra ala de apoiadores afirma que ele ficará hospedado em outro local.