Mais previsões: Meteorologia em Lisboa

MENU

Teresa Leitão é diplomada primeira senadora de Pernambuco

 Teresa Leitão é diplomada primeira senadora de Pernambuco
#Compartilhe

Uma das figuras políticas mais ovacionadas durante a cerimônia de diplomação, Teresa Leitão (PT)  teve seu nome habilitado para o cargo de senadora, em evento realizado, nesta segunda-feira, no Teatro Guararapes, em Olinda. A petista é a primeira mulher a representar Pernambuco no Senado Federal. “É um sinal dos bons tempos”, disse a parlamentar. A diplomação de Teresa ocorre durante decisão da Justiça Eleitoral que, no último dia 15 de dezembro,rejeitou as contas de campanha da senadora eleita, o que, aparentemente, não tem desanimado Teresa. “Foram erros formais, tanto é que me diplomei, vou tomar posse e exercer o meu mandato”, disse durante entrevista à imprensa.

A decisão do Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) foi tomada a partir do parecer técnico da Secretaria de Auditoria do Tribunal, que identificou inconsistências na prestação de contas mostradas na campanha do PT. Quando questionada sobre o assunto, Teresa disse não estar acompanhando o caso. “Não estou acompanhando, quem está  é o jurídico, que já entrou com um embargo”, informou.

Ao subir ao palco para receber o diploma de senadora, Teresa Leitão foi bastante ovacionada pelos apoiadores presentes, que além do apoio à Leitão, também esbravejavam palavras em homenagem ao presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT). No entanto, apoiadores de Bolsonaro se aproveitaram da situação para direcionar vaias  à petista acompanhadas de frases como “Lula ladrão”.

Em meio ao episódio de desrespeito gerado pelos bolsonaristas presentes, o presidente do TRE-PE, o desembargador André Guimarães, pediu respeito. “Mais uma vez vou pedir respeito a essa solenidade, isso não é comportamento de democracia (…) devemos  respeitar os ideais. Esse não é um momento para confronto”, asseverou.

Olinda, PE, 19/12/2022 – DIPLOMAÇÃO – Na tarde desta segunda-feira (19) ocorreu no centro de convenções em Olinda (PE) a diplomação das eleições de 2022. Fotos: Rafael Vieira.

Sobre o papel inédito e histórico que passa a protagonizar, Teresa Leitão não deixou por menos: “Acho que o povo de Pernambuco deu o recado, a primeira senadora eleita pelo estado depois de tanto tempos, a primeira governadora também. Isso é um sinal dos bons tempos e vamos honrar isso com certeza”.

Relacionados