Mais previsões: Meteorologia em Lisboa

MENU

Brasil fecha fronteiras com oito países da América do Sul para tentar conter coronavírus

 Brasil fecha fronteiras com oito países da América do Sul para tentar conter coronavírus
#Compartilhe

O Governo Federal decidiu fechar a fronteira com oito países para tentar frear a disseminação do coronavírus no País. A determinação foi publicada nesta quinta-feira (19). A restrição aconteceu, segundo o governo, por recomendação técnica e fundamentada da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) por motivos sanitários relacionados aos riscos de contaminação e disseminação do coronavírus.

A medida vale para os seguintes países: Argentina, Bolívia, Colômbia, Guiana Francesa, República Cooperativa da Guiana, Paraguai, Peru e Suriname. Em relação às fronteiras terrestres com o Uruguai, será editada uma portaria com determinações específicas.

Segundo consta na portaria n° 125, a restrição não se aplica: ao brasileiro, nato ou naturalizado; ao imigrante com prévia autorização de residência definitiva em território brasileiro, ao profissional estrangeiro em missão a serviço de organismo internacional, desde que devidamente identificado; ao funcionário estrangeiro acreditado junto ao Governo brasileiro.

Conforme consta na portaria, a restrição não impede o livre tráfego do transporte rodoviário de cargas, na forma da legislação vigente; a execução de ações humanitárias transfronteiriças previamente autorizada pelas autoridades sanitárias e locais; o tráfego de residentes de cidades gêmeas com linha de fronteira exclusivamente terrestre.

O descumprimento das medidas implicará na responsabilização civil, administrativa e penal do agente infrator e a deportação imediata do agente infrator e a inabilitação de pedido de refúgio.

Pandemia

A Organização Mundial de Saúde (OMS) definiu a situação do novo coronavírus como uma pandemia. Desde o final de dezembro de 2019 até essa quarta-feira (18), a entidade divulgou que mais de 190 mil pessoas foram infectadas pela doença. De acordo com informações do Ministério da Saúde, subiu para 428 o número de casos confirmados de coronavírus no Brasil. Em Pernambuco, a Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) divulgou que há 22 pessoas infectadas.

No Brasil, até esta quinta-feira (19), há cinco mortes confirmadas pelo novo vírus. A quinta vítima é uma mulher de 63 anos. Ela era empregada doméstica e trabalhava no Rio de Jnaeiro. A mulher teve contato com sua patroa, que havia viajado à Itália.

Relacionados